SISTEMAS LOGÍSTICOS E DE SEGURANÇA


A NR 30 tem como objetivo a proteção e a regulamentação das condições de segurança e saúde dos trabalhadores aquaviários. Dentre as disposições desta NR, é obrigatória a constituição do Grupo de Segurança e Saúde no Trabalho a Bordo das Embarcações - GSSTB, a bordo das embarcações de bandeira nacional com, no mínimo, 100 de arqueação bruta (AB). 

 

O GSSTB, funcionará sob orientação e apoio técnico dos serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho, observando o disposto na NR 04. A constituição do GSSTB não gera estabilidade aos seus membros, em razão das peculiaridades inerentes à atividade a bordo das embarcações mercantes.

 

Fonte: BRASIL. NR 30. SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO AQUAVIÁRIO. Diário Oficial. 09 de Dezembro de 2002.

Acesso: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-30.pdf

 

Assim, analisando as aplicações desta NR no dia a dia dos sistemas aquaviários, assinale a úncia alternatica correta que expressa a finalidade do Grupo de Segurança e Saúde no Trabalho a Bordo das Embarcações - GSSTB à operação.

 




  • Das finalidades do GSSTB: destaca-se: manter procedimentos que visem à preservação da segurança e saúde no trabalho e do meio ambiente, procurando atuar de forma preventiva e não agregar esforços de toda a tripulação para que a embarcação possa ser considerada local seguro de trabalho
  • Das finalidades do GSSTB: destaca-se: adotar providências para que as empresas mantenham à disposição do GSSTB informações, normas e recomendações atualizadas em matéria de prevenção de acidentes, doenças relacionadas ao trabalho, enfermidades infecto-contagiosas e outras de caráter médico-social apenas por precauções e sem responsabilidade.
  • Das finalidades do GSSTB: destaca-se: manter procedimentos que visem à preservação da segurança e saúde no trabalho e do meio ambiente, procurando atuar de forma preventiva e contribuir para a melhoria das condições de trabalho e de bem-estar a bordo.
  • Das finalidades do GSSTB: destaca-se: manter procedimentos que visem à preservação da segurança e saúde no trabalho e do meio ambiente, procurando atuar de forma preventiva. Sendo que o zelo, para que todos a bordo, não é uma ativiade fim.
  • Das finalidades do GSSTB: destaca-se: recomendar modificações e receber sugestões técnicas que visem a garantia de segurança dos trabalhos realizados a bordo e apenas manter o ambiente não gerando a melhoria das condições de trabalho e de bem-estar a bordo.