SISTEMAS LOGÍSTICOS E DE SEGURANÇA


A área de distribuição física, em uma qualquer empresa, trata da movimentação de produtos acabados para entrega aos clientes. Todos os sistemas de distribuição física têm uma característica comum: vinculam fabricantes, atacadistas e varejistas em canais de marketing que fornecem a disponibilidade de produtos como aspecto integrante de todo o processo de marketing. 

 

A tentativa de melhorar a distribuição, em cada uma das características isoladamente, não leva a otimização de todo o sistema. Em outras palavras, a área de distribuição fisica tem um problema denominado de “trade-off logístico” e pode ser melhor entendido analisando a Figura 1 pelo princípio das compensações, isto é, a perdas e ganhos.

 

Resultado de imagem para trade off logístico

Figura 1: Trade-off de distribuição. Fonte: http://www.ilos.com.br

 

POR QUE?

 

I - O trade-off na área de distribuição é uma decisão entre entregar ou não uma determinada carga. Cria-se uma relação de compromisso, implicando em enfrentar os lados positivos e negativos das escolhas.

II - O trade-off é uma ilusão. Como medidas estratégicas, em que o retorno imediato é alcançado a longo prazo, os problemas qualificados ao longo do tempo e resolvidos a medida que a empresa aprende no médio prazo.

III - O trade off entre transporte e serviço ao cliente refere-se especialmente à pontualidade e flexibilidade exigidas pelo cliente. As variáveis custos são analisadas após a entrega. Efetiva-se as roteirizações, as entregas, e após, avalia-se os custos logísticos.

 

Avaliando cada uma das afirmações acima, pode-se afirmar que a única alternativa correta, dentre as cinco a seguir, é:

 

 




  • A afirmação I é correta, mas incompleta. Ao analisar a afirmação II, observa-se que ela é verdadeira e completa a explicação dada na afirmação I.
  • A afirmação I é correta, assim como a afirmação III. O serviço ao cliente refere-se à pontualidade e flexibilidade que, em outras palavras, é explicado pelo princípio das compensações, isto é, a perdas e ganhos.
  • A afirmação I está incorreta, visto que o trade-off logístico é real nas operações logísticas, a pontualidade e o compromisso com o cliente é um fator de qualidade.
  • As afirmações II e III são incorretas, visto o trade-off logístico é real nas operações logísticas, a pontualidade e o compromisso com o cliente é um fator de qualidade.
  • A afirmação II e III estão corretas, pois apresentam a realidade das empreas logísticas de distribuição visto que o serviço ao cliente refere-se à pontualidade e flexibilidade.