HISTÓRIA DA ÁFRICA E AS RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL
Leia com atenção o texto seguinte:
o etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. (ROCHA, Everardo Guimarães. O que é etnocentrismo. São Paulo/SP: Brasiliense, 2002, p. 7)
A seguir, considerando a afirmação anterior, assinale a alternativa correta quanto ao entendimento sobre etnocentrismo e o olhar europeu sobre as tradições civilizatórias africanas:
Os africanos sempre foram economicamente favorecidos pelo orgulho étnico europeu.
A África, de certa forma, se beneficiou do etnocentrismo europeu à medida que a paternidade civilizatória europeia gerava conforto para as sociedades africanas.
Afirmando a perspectiva etnocêntrica, a Europa favoreceu o desenvolvimento cultural das civilizações neolíticas da África subsaariana.
O etnocentrismo estrategicamente direcionado pelos europeus garantiu a prosperidade urbano-industrial dos países africanos.
O imperialismo servia a interesses de ordem econômica e o discurso histórico-etnocêntrico era construído para legitimar a dominação europeia.