HISTÓRIA DA ÁFRICA E AS RAÍZES AFRICANAS DO BRASIL


No que tange à sociedade europeia, seus impetos imperialistas, e a relação com os povos dominados é possível avaliar as afirmações a seguir como corretas ou erradas.

I. Educadas segundo os padrões europeus e nutridas pela ideologia do Ocidente, em cujos manuais assimilaram o ideário de seus colonizadores (liberdade, igualdade, fraternidade, parlamentarismo, soberania popular, livre empresa), as novas elites do continente africano apresentavam-se como elementos da classe dominante local e, neste sentido, distanciavam–se das camadas populares urbanas e rurais.

II. A burguesia mercantil, agrícola e manufatureira, empregados das administrações públicas e privadas, todos esses grupos interessavam-se pela independência, mas também pela modernização e pelo progresso.

III. Por mais conciliadora que tenha sido a atividade política dessa burguesia e dessa intelectualidade, ela se opõe às potências imperialistas e, nesse sentido, assume uma posição nacional.

IV. Foi o colonizado urbano de certo nível social e cultural que mais se ressentia com os efeitos do colonialismo, em especial, da ausência de oportunidades para os instruídos assumirem as funções administrativas a que julgavam ter direito.

 

É correto apenas o que se afirma em:




  • I, II, III e IV
  • I, II e IV
  • II e IV
  • III e IV
  • I e III