PALEONTOLOGIA


Você sabia que a interpretação dos Paleoambientes é fundamental, no que se diz respeito ao ambiente em que o fóssil viveu, contribuindo para os estudos da Paleobiogeografia? Uma vez que cada espécie tem sua própria distribuição geográfica (Biogeografia), elas são encontradas em maior ou menor região na terra ou na água. Análogo ao que acontece hoje, as espécies devem ter passado pelas mesmas imposições ambientais, determinando também outro tipo de distribuição, a distribuição ecológica.

A respeito desses estudos, julgue os itens a seguir.

I)  Todo organismo tem um - modo de vida‖ dentro do habitat em que vive normalmente. Para se adaptar a estes ambientes, os organismos tinham que possuir estruturas e fisiologia adaptadas para tal, assim como seu modo particular de sobreviver às pressões exercidas pelo meio. De acordo com evidências paleoambientais, existiram no passado, habitats semelhantes aos encontrados hoje. Com isso, torna-se fundamental a aprendizagem das bases da Ecologia para o estudo da Paleoecologia.

II) Não menos importante para o conhecimento básico da Paleontologia, é o estudo da Paleoclimatologia. Este ramo do conhecimento paleontológico se ocupa do estudo e descrição da Geografia Física do passado geológico, tal como a reconstrução histórica do padrão da superfície terrestre ou de uma dada área, num determinado tempo do passado geológico, ou o estudo de sucessivas mudanças da superfície durante o tempo geológico.

III) A Paleontologia nos forneceu, e ainda fornece evidências valiosas no processo evolutivo das espécies. Vale lembrar-se do precioso trabalho de coleta e estudo de espécimes fósseis, que Darwin coletou durante sua viagem ao redor do mundo a bordo do navio Beagle, e que teve um valor inestimável na fundamentação do seu trabalho sobre evolução.

Está correto o que se afirma em:




  • II, apenas.
  • II e III, apenas.
  • I e II, apenas.
  • I e III, apenas.
  • I, II e III, apenas.