PALEONTOLOGIA


Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A morfologia das conchas fósseis coletadas durante escavações realizadas na extinta lagoa de Janaúba, MG, levou-nos a identificá-las como Biomphalaria aff. glabrata. Como foram encontradas no mesmo horizonte das ossadas de Eremotherium laurillardi (Lund), admitimos que elas são de idade pleistocênica superior. Sendo a região uma área de distribuição recente de B. glabrata, a ausência da mesma na microrregião, onde foram encontradas as conchas fósseis, leva-nos a crer que certas descontinuidades na distribuição geográfica atual poderiam ser atribuídas ás mudanças climáticas pleisto-holocênicas, sabidamente ocorridas na região.

Fonte: Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0074-02761984000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 15 out. 2016.

A vida na Terra surgiu há aproximadamente 3,8 bilhões de anos, e desde então, restos de animais, vegetais ou evidências de suas atividades ficaram preservados nas rochas. Estes restos e evidências são denominados de fósseis e constituem o objeto da Paleontologia (CASSAB, 2004). Quando os restos de um organismo não são preservados, ocorre apenas evidências indiretas dos seres vivos, uma prova de sua existência. Diante desses contextos, podemos afirmar que vestígios, como os gastrólitos são:




  • fezes fossilizadas.
  • estruturas muito parecidas com fósseis, mas que são comprovadamente de origem orgânica.
  • estruturas presentes nas rochas, semelhantes a organismos, que são originadas pela passagem da água e precipitação de algum mineral.
  • rochas presentes em restos estomacais (auxiliava na digestão).
  • os restos de seres humanos e animais atuais encontrados numa turfeira ou em depósitos de cavernas.