PALEONTOLOGIA


Primeiramente, leia o texto abaixo.
Registro fóssil

É importante ter em conta que o registro fóssil ainda é extremamente incompleto. Por outro lado, existe o problema respeitante à conciliação entre os conhecimentos que possuímos do registro fóssil e os organismos atuais. Apesar de haver uma forte concordância entre as classificações apoiadas nas estruturas rígidas dos organismos atuais e fósseis, os investigadores destes dois campos utilizam para identificação critérios diferentes. Portanto, há muitas lacunas. Além disso, a avaliação da abundância de organismos no passado, apenas pode ser feita de um modo subjetivo. Assim, no registro fóssil o que é mais fácil de avaliar é a diversidade, mesmo que se considere para esta avaliação os grupos taxonômicos estabelecidos, ou a opinião dos especialistas. A diversidade não é a mesma coisa que o êxito ou abundância, mas informa-nos da adaptação ao meio ambiente, tal como se exprime em termos morfológicos.

Fonte: Disponível em: http://naturlink.pt/article.aspx?menuid=7&cid=91655&bl=1§ion=3. Acesso em: 09 out.2016.
Considerando o estudo do capítulo - Paleontologia: desvendando o passado biológico da Terra e correlacionando-o com as informações do texto acima, analise a veracidade das afirmações a seguir.
I) Após a morte, um organismo tem sua decomposição iniciada, servindo de substrato ao crescimento de animais necrófagos como insetos, e ao desenvolvimento de fungos e bactérias, os quais irão decompor a matéria orgânica. Apenas em casos especiais, o animal quando morre não é logo decomposto. Um exemplo são os mamutes que foram encontrados com suas estruturas preservadas no gelo, onde um desastre os enterrou, mantendo suas partes como pelos e tecidos moles preservados.II) Fósseis de esqueletos articulados só são encontrados quando: (1) o tempo entre a morte e o soterramento do animal foi muito curto; (2) o evento que provocou a morte do animal foi o mesmo que o soterrou ou (3) quando o esqueleto ficou exposto a condições de baixíssima atividade de decomposição como, por exemplo, condições de baixa oxigenação, frio extremo ou aridez.III) A estratigrafia é o ramo da Geologia que estuda a sequência dos estratos que formam as rochas sedimentares e a sua idade, buscando determinar os eventos pelos quais às formaram.
Assinale a alternativa CORRETA.




  • Estão corretas as afirmações I e III, apenas.
  • Estão corretas as afirmações II e III, apenas.
  • As afirmações I, II e III estão corretas.
  • Somente a afirmação II está correta.
  • Estão corretas as afirmações I e II, apenas.