PALEONTOLOGIA


As evidências da evolução

O esclarecimento do mecanismo de atuação da evolução biológica somente foi concretamente conseguido a partir dos trabalhos de dois cientistas, o francês Jean Baptiste Lamarck (1744 – 1829) e o inglês Charles Darwin (1809 – 1882). 

A discussão evolucionista, no entanto, levanta grande polêmica. Por esse motivo é preciso descrever, inicialmente, as principais evidências da evolução utilizadas pelos evolucionistas em defesa de sua tese. Dentre as mais utilizadas destacam-se:

os fósseis;a semelhança embriológica e anatômica existente entre os componentes de alguns grupos animais (notadamente os vertebrados),a existência de estruturas vestigiais eas evidências bioquímicas relacionadas a determinadas moléculas comuns a muitos seres vivos.

Fonte: Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao10.php. Acesso em: 01 out.2016.

Considerando as informações do texto acima, assinale a alternativa que melhor apresenta, do ponto de vista darwiniano, a importância dos estudos dos fósseis.




  • A evolução é um processo contínuo de modificação, muito bem identificado por meio dos estudos das semelhanças e das descendências entre os seres vivos de hoje e os achados fossilizados.
  • A reconstrução dos paleoambientes e dos paleoclimas permite o entendimento da evolução ao longo de um determinado tempo, muito embora essas reconstruções não precisem se basear nos estudos dos achados fósseis.
  • A evolução como parte da criação divina, não dá "saltos", e isso pode ser percebido e comprovado pelo estudo dos fósseis.
  • A evolução é um processo pontual, transitório, muito bem representado pelos achados fósseis, uma vez considerados os elos perdidos, ou seja, a falta de um achado que marca a transição entre duas grandes classes animais.
  • A seleção natural foi o acontecimento que mais contribuiu para que os seres vivos fossem fossilizados ao longo de milhares de anos.