PALEONTOLOGIA


Primeiramente, leia as informações sobre a estrutura geológica do Brasil e, em seguida, assinale a assertiva correta.

estrutura geológica do Brasil é bem distinta do resto da América do Sul, em que há existência de dobramentos modernos, tal qual a Cordilheira dos Andes. Isso ocorre porque o Brasil está localizado no centro da placa tectônica sul-americana, ou seja, numa zona estável que não apresenta abalos sísmicos.

O relevo do Brasil está intimamente relacionado com a formação geológica de cada local. São classificados em planícies, planaltos e depressões. Enquanto as planícies ocupam 5% do território, formadas por rochas de origem sedimentar, os planaltos e as depressões abrangem 95% do país, com presença de rochas de origem cristalina e sedimentar.

Planícies: terrenos planos e não muito elevados. São classificadas em: planícies costeiras (ação do mar), planícies fluviais (ação de um rio) e a planícies lacustres (ação de um lago).Planaltos: são terrenos elevados classificados em: planalto sedimentar (formados por rochas sedimentares), planalto cristalino (formados por rochas cristalinas) e planalto basáltico (formados por rochas vulcânicas).Depressões: terrenos inclinados e abaixo do nível do solo. São classificadas em dois tipos: depressões absolutas, localizadas abaixo do nível do mar; e depressões relativas, situadas acima do nível do mar.

Fonte: Disponível em: https://www.todamateria.com.br/estrutura-geologica-do-brasil/. Acesso em: 23 nov.2016.

É CORRETO afirmar que o território brasileiro apresenta, quanto à estrutura geológica, a seguinte formação:




  • Escudos cristalinos: formados por rochas metamórficas e magmáticas na era pré-cambriana. Constitui cerca de 36% do território nacional; Bacias sedimentares: formadas nas eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Constitui cerca de 64% do território nacional.
  • Bacias sedimentares: formadas exclusivamente por rochas metamórficas na era Cenozoica, período Terciário. Constitui cerca de 36% do território nacional; Escudos cristalinos: formados exclusivamente na era Cenozoica. Constitui cerca de 64% do território nacional.
  • Escudos cristalinos: formados por rochas metamórficas e magmáticas na era Cenozoica, período Terciário. Constitui cerca de 36% do território nacional; Bacias sedimentares: formadas nas eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Constitui cerca de 64% do território nacional.
  • Escudos cristalinos: formados exclusivamente por rochas metamórficas na era  pré-cambriana. Constitui cerca de 36% do território nacional; Bacias sedimentares: formadas exclusivamente na era Cenozoica. Constitui cerca de 64% do território nacional.
  • Bacias sedimentares: formadas por rochas metamórficas e magmáticas na era pré-cambriana. Constitui cerca de 36% do território nacional; Escudos cristalinos: formados nas eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Constitui cerca de 64% do território nacional.