LÍNGUA PORTUGUESA


Leia o trecho da crônica a seguir, de Paulo Mendes Campos, intitulada “No subúrbio da gramática”.

“Conjunção – Palavra invariável que liga e relaciona entre si duas orações completas ou incompletas. Exemplos [...] Casimiro de Abreu aos oito anos de idade andava descalço, conforme se sabe. – Sete cidades gregas reclama a cidadania de Homero, e, contudo, há quem afirme que ele nem nasceu. – D. H. Lawrence gostava de cachorros, crisântemos, de cobras venenosas, mas embirrava muito com as pessoas. – Não sei se Rui Barbosa teria medo de avião. – Caso Cleópatra estivesse viva, os fotógrafos não a deixariam em paz; daí o ter morrido; sem embargo, ninguém sabe que espécie de ofídio lhe deu a morte. [...] – Jarry já chora, já ri. Todo mundo gostava de La Fontaine, visto que tratava bem as formigas. – Kant era mais pontual do que o relógio. [...] – Desde que Shelley caísse na água, Byron ficava apavorado.”

In: CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português linguagens: volume 2. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 210.

No texto, o cronista faz uma brincadeira a partir do conceito gramatical da conjunção, prestando informações divertidas sobre as personalidades citadas, por meio de orações interligadas por vários tipos de conjunções.

Analise as afirmativas, a seguir, quanto aos valores semânticos de algumas das conjunções empregadas no texto.

I. Em "Casimiro de Abreu aos oito anos de idade andava descalço, conforme se sabe.", a conjunção destacada tem valor de conformidade.

II. No trecho "D. H. Lawrence gostava de cachorros, crisântemos, de cobras venenosas, mas embirrava muito com as pessoas.", o mas foi empregado com sentido de oposição.

III. Quando o autor diz "Todo mundo gostava de La Fontaine, visto que tratava bem as formigas.", o termo destacado indica a causa, o motivo, a razão pela qual todos gostavam de La Fontaine, ou seja, é uma conjunção causal.

É correto o que se afirma em:   




  • II e III.  
  • Apenas em I.    
  • Apenas em II.   
  • I e II.     
  • I, II e III.