MÁQUINAS ELÉTRICAS
Considere o trecho a seguir adaptado de Chapman (2013). ”Tratando-se das especificações nominais de uma máquina síncrona, há certos limites básicos para a velocidade e a potência que podem ser obtidos de um gerador síncrono. Esses limites são expressos como especificações ou características nominais da máquina. O propósito das especificações nominais é o de proteger o gerador de danos devido ao uso impróprio da máquina. Com essa finalidade, cada máquina tem uma série de especificações nominais elencadas em uma placa de identificação fixada em sua carcaça”.
Referente a esse assunto, avalie as afirmativas que se seguem, classificando-as em verdadeiras ou falsas. E depois assinale a resposta correta entre as alternativas presentes.
As especificações típicas de uma máquina síncrona são: tensão, frequência, velocidade, potência aparente, fator de potência, corrente de campo e fator de serviço. A frequência nominal de um gerador síncrono depende do sistema de energia em qual ele está instalado, sendo normalmente 50 Hz (europeu e asiático), 60 Hz (americano) ou 400 Hz (sistemas especiais). Especificamente, se um gerador de 50 Hz operar em 60 Hz, a tensão de funcionamento deve ter seu valor aumentado para 60/50, ou seja, 120% do seu valor original. Há dois enrolamentos do gerador síncrono que deve ser protegido contra o sobreaquecimento: o enrolamento de armadura e o enrolamento de campo. A capacidade de produção de potência elétrica de um gerador síncrono está ligada de potência mecânica a ele fornecida e independe do aquecimento no interior da máquina devido a circulação de corrente nos seus enrolamentos de armadura e campo.É correto o que se afirma apenas em