MÁQUINAS ELÉTRICAS
As máquinas elétricas de corrente contínua podem operar como geradores ou como motores. O geradores CC recebem potência mecânica e produzem potência elétrica, ao passo que os motores CC recebem potência elétrica e produzem potência mecânica girante. Mas, nem toda potência que entra, aparece de forma útil na saída da máquina, ou seja, em ambos os casos há sempre alguma perda de potência associada ao processo de conversão de energia. Dessa forma, o rendimento da máquina, qual seja sua eficiência, é sempre menor que 100%, podendo ser definido pelas expressões:
onde n é o rendimento, Pentrada é a potência de entrada da máquina, Psaída é a potência de saída da máquina e Pperdas , que é a diferença entre a potência de entrada e a potência de saída, corresponde as perdas totais de potência no processo de conversão eletromecânica de energia. A respeito dessas perdas em máquinas corrente contínua, avalie as afirmativas que se seguem, classificando-as em verdadeiras ou falsas para posteriormente marcar a resposta correta entre as alternativas propostas.
As perdas que ocorrem nas máquinas de corrente contínua podem ser divididas em cinco categorias básicas: as perdas elétricas também conhecidas como perdas no cobre, as perdas nas escovas, as perdas no núcleo, as perdas mecânicas e as perdas suplementares. As perdas no cobre são as perdas que ocorrem nos enrolamentos da armadura e do campo da máquina, devido a circulação, por eles, da corrente de armadura e corrente de campo, respectivamente. As perdas nas escovas são as perdas associadas à queda de tensão nas escovas, ou seja, são perdas que ocorrem através do potencial de contato das escovas da máquina. As perdas no núcleo são as perdas por histerese e por correntes parasitas que ocorrem no núcleo de ferro da máquina. As perdas suplementares envolve parte das perdas que não podem fazer parte das outras categorias, mas representam 10% da carga total a plena carga As perdas mecânicas em uma máquina de corrente contínua são as perdas associadas ao movimento linear da máquina e envolve as perdas devido o potencial de contato das escovas, que variam com o quadrado da velocidade de rotação da máquina.