CIRCUITOS ELÉTRICOS II


A figura abaixo mostra o diagrama fasorial das tensões de um gerador ligado em estrela (Y) e das correntes de uma determinada carga. O gerador é conectado à carga através de uma rede cuja impedância é desprezível. A carga pode ser ligada em estrela (Y) com impedância, por fase, igual a Ze = Ze /+ θe Ω  ou em triângulo, com impedância por fase, igual a Zt = Zt /+ θt Ω.

 

Analisando os diagramas fasoriais e considerando que as impedâncias possuem valores diferentes, pode-se afirmar:




  • Para quaisquer valores de θe e θt, as posições das correntes nas linhas a, b e c serão as mesmas no diagrama fasorial das correntes.
  • O fasor (2) não pode representar qualquer das correntes de fase da ligação triângulo, sob nenhuma hipótese.
  • Se a tensão sobre a impedância da fase C da ligação estrela fosse desenhada no diagrama fasorial das correntes estaria posicionada a -90 da referência.
  • Se a corrente Ibc da ligação em triângulo fosse desenhada no diagrama fasorial das tensões estaria posicionada a +θt do fasor Vbc.
  • O fasor (1) representa a corrente na linha C, para os dois tipos de carga, somente se os ângulos θe e θt forem iguais a 30°.