LINGUÍSTICA I


Questão adaptada do livro Novas palavras: português, volume único. Emília Amaral... [et al.]. 2ª ed. São Paulo. FTD, 2003.

Ler um texto não é somente de extrair informação, decodificando palavra por palavra. Uma boa leitura implica estratégias de seleção, de antecipação, de verificação e de inferência, sem as quais não é possível uma leitura proficiente.

Leia os textos 1 e 2 para responder à questão.

 

Texto 1

Isto

Dizem que finjo ou minto

Tudo que escrevo. Não.

Eu simplesmente sinto

Com a imaginação.

Não uso o coração.

 Fernando Pessoa

 

Texto 2

         E o trabalho, este nosso trabalho de escrever? Meu Deus, como às vezes chega a ser sórdido! Aquele riscar, aquela grosseria do texto primitivo, aquele tatear atrás da palavra desejada e, ainda pior, da combinação de palavras desejada! A guacherie do que sai escrito – tanta beleza que a gente sonhou, depois de posta no papel como ficou inexpressiva, barata e normal! Já dizia tão bem o velho Bilac: “A palavra pesada abafa a ideia leve! – e não é mesmo?

Rachel de Queiroz

Gaucherie – falta de jeito. Do francês gauche: esquerdo; canhoto.

 

Os textos têm assunto comum, pois discutem:




  • o argumento de que os textos literários dependem única e exclusivamente da inspiração dos grandes escritores.
  • a própria linguagem na questão da criação artística, da forma como o escritor idealiza e materializa o seu texto.
  • O argumento da criação artística do escritor, que sofre severamente com a imposição do leitor a despeito das obras originais.
  • a dificuldade de expressar de forma escrita comum a todos os escritores, que têm que idealizar um texto sem saber de que forma ele será interpretado pelo leitor. 
  • a importância da crítica literária e do leitor para que o escritor idealize e materialize seus textos, criando uma forma produtiva e agradável.