MÁQUINAS ELÉTRICAS


Motores de corrente contínua apresenta uma faixa de potência bastante ampla, com faixa de torque bastante ampla também. Eles são usados nas mais diversas aplicações industriais, tais como: indústrias de papel e plásticos, indústria química e petroquímica, indústrias siderúrgicas e indústria cimenteira, e outras tantas. Isto, torna o conhecimento a respeito deles muito importante para os profissionais da área eletricidade: técnicos e engenheiros, que os tem que especificar, instalar, manter, monitorar, avaliar. Assim sendo, dentre essas aplicações, devido a necessidade de se verificar o desempenho e a instalação de uma máquina elétrica específica desse tipo, calcule:

a) a potência de entrada

b) as perdas totais e as perdas no enrolamento da armadura

c) o rendimento

de um motor de corrente contínua do tipo shunt, suprido em 400 V com tensão contínua, que desenvolve um torque de 230 Nm no eixo para acionar uma carga a 1450 RPM, gerando uma força contraeletromotriz de 358 V.  É dado também que a sua resistência de campo igual a 160 Ω, que a queda nas escovas é de 2 V, e que nessa condição de carga, a corrente que circula na armadura é ia= 100 A. Em seguida para essa condição de carga, avalie as alternativas que se seguem, classifique entre verdadeiras ou falsas e finalmente marque a resposta correta entre as alternativas a seguir.

A fonte de alimentação deve ser capaz de fornecer pelo menos 41000W ao motor As perdas dissipadas no enrolamento da armadura do motor são iguais a 4kW As perdas totais que o motor dissipa são maiores que 6kW O rendimento do motor é maior que 90%, o que o caracteriza como um motor de alto rendimento

é correto o que se afirma em apenas




  • 2, 3 e 4
  • 1 e 2
  • 1, 2 e 3
  • 3 e 4
  • 1, 2 e 4