SISTEMAS DE CONTROLE I


 Um determinado processo apresenta modelo de segunda ordem, com pólos complexos conjugados dados por P1=-2±j*2.45   e    ganho=0.1  em malha aberta.

Um controlador proporcional, com ganho Kp ajustável, é inserido em uma malha de controle para controlar a variável de saída desse processo, em um sistema com realimentação unitária.  Abaixo é apresentado o lugar das raízes do sistema de malha fechada, para uma certa faixa de valores de Kp, que fez deslocar o pólo do sistema da posição P1 para a posição P2.

 lr4

 

A partir da análise das informações e do gráfico dado,  analise  as afirmativas a seguir:

I -  O aumento de Kp provoca aumento do fator de amortecimento do sistema e da frequência natural, podendo levá-lo à instabilidade oscilatória.

II -  A equação característica do sistema é     1+Kp.1/(s2+4.s+10) = 0     

III - A função de transferência de malha fechada do sistema de controle é  GMF(s)=Kp/(s2+4.s+10+Kp)

IV -  Em malha fechada o sistema de controle  conseguirá eliminar o erro de regime, ou seja, o ganho  será unitário

V - O lugar das raízes inicia em P1 e termina em P2, para valores de Kp=0 e Kp=36.2, respectivamente, o que permite concluir que o aumento de Kp traz como consequência maiores sobressinais e maiores frequências de oscilação.

VI - O gráfico do Lugar as raízes mostra que o sistema não conseguirá responder de forma sobre ou criticamente amortecida, independentemente do valor de Kp.

São corretas as afirmativas:




  • II, III, IV e VI
  • I, III, V e VI
  • I, II, III e IV
  • I, III, IV e VI
  • II, III, V e VI