DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS AO MUNDO MEDIEVAL


Os conhecidos irmãos Grimm, coletaram contos que faziam parte do folclore de seu país, a Alemanha, mas que eram também encontrados em outros países com algumas variações. Nos textos havia personagens do imaginário, do fantástico, tais como: dragões, lobos, monstros, bruxas. A maioria das histórias relatadas pelos camponeses aos irmãos, eram trágicas, mas foram alteradas de modo a entreter convidados em reuniões e saraus. Ganharam finais felizes e trouxeram sempre uma lição moral. É interessante notar que nas histórias as mulheres são apresentadas como modificadoras do enredo para o bem ou para o mal. Analise as seguintes assertivas a respeito do imaginário medieval:

 

I - Os contos trazem muitas informações a respeito da fome e dificuldades financeiras pelas quais passavam os camponeses no período medieval.

II - Do folclore medieval constavam histórias sobre monstros devoradores, homens lobo, lobisomens, que se originaram de relatos surgidos das caçadas a lobos, que eram muito comuns nessas regiões.

III - As dificuldades climáticas, secas, inverno rigoroso ou inundações, vinculadas às queimadas indiscriminadas e às técnicas rudimentares de plantio geravam péssimas colheitas e, em consequência a fome, que por sua vez era desencadeadora de várias tragédias, entre elas: indigência, debilidade física, mortes por inanição, doenças, pestes e mortes em geral.

IV - Não era conhecida uma boa técnica de armazenagem dos poucos alimentos colhidos, com isso a proliferação de ratos era assustadora, ocasionando mais epidemias e mortes.

 

É possível dizer que estão corretas as alternativas:




  • I, II, e IV apenas
  • I e II apenas
  • I e IV apenas
  • II e III apenas
  • I, II, III e IV