A COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NAS AMÉRICAS


Leia com atenção o fragmento a seguir:


O expansionismo, ou a superação da era do Mediterrâneo pela do Atlântico c do Índico, é um momento decisivo na história, quando se alargam os horizontes econômicos e políticos como os geográficos. Supera-se aos poucos o limite do homem medieval, não só em extensões mais dilatadas, incluindo a Ásia, a África e a América, como também com uma nova visão do humano e do social, não mais preso ao teocentrismo da Idade Média, mas aberto ao antropocentrismo que vai caracterizar a Idade Moderna. (IGLESIAS, Francisco. Encontro de duas culturas: América e Europa. Estudos Avançados, 6(14), 1992, p.25).


O texto faz menção ao período do expansionismo, que permitiu aos europeus conhecerem novas terras e novos povos além-mar. Sobre o expansionismo espanhol, é correto afirmar que:




  • O expansionismo marítimo e geográfico espanhol, marcou o início do capitalismo industrial no país, tendo em vista que a economia foi fortalecida pela grande quantidade de ouro e prata que foram retirados da América.
  • O expansionismo espanhol, de caráter tradicional, se consolidou a partir da guerra contra os povos mais fracos, que eram submetidos política e militarmente, e obrigados a trabalhar para os conquistadores ou pagar-lhes tributos.
  • A Guerra de Reconquista marcou o fim do expansionismo espanhol, que teve início com a conquista da América e a colonização das terras encontradas por Cristóvão Colombo.
  • A Espanha foi pioneira no expansionismo marítimo europeu, ao encontrar, pela primeira vez, terras até então desconhecidas que Cristóvão Colombo reconheceu como sendo um novo continente.
  • A vitória na Guerra de Reconquista e o início do processo de formação do Estado espanhol forneceram subsídios políticos, financeiros e religiosos para que a Espanha promovesse sua expansão ultramarina.