A COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NAS AMÉRICAS


Leia com atenção o fragmento a seguir:


O grande interesse pela educação tornou as 13 colônias uma das regiões do mundo onde o índice de analfabetismo era dos mais baixos. Apesar das variações regionais (o sistema educacional da Nova Inglaterra era melhor do que em outras áreas) e raciais (poucos negros eram alfabetizados), as 13 colônias tinham um nível de educação formal bastante superior à realidade dos séculos XVII e XVIII. (KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI, p.50).


A presença de protestantes na América do Norte e seus princípios religiosos possibilitaram às Treze Colônias a organização de um sistema educacional que se apresentou superior à realidade dos séculos XVII e XVIII. Essa influência foi possível principalmente por que:




  • o princípio de tolerância religiosa permitiu a todas as religiões presentes na colônia contribuir para o processo de incentivo à educação dos colonos.
  • a imposição da religião protestante não permitiu a criação de outras universidades que não fossem religiosas.
  • a importância da leitura individual da Bíblia protestante determinou um significativo impulso educacional nas colônias.
  • as universidades ampliaram o acesso ao ensino superior, mas não impediram o crescimento analfabetismo entre os colonos mais pobres.
  • a Igreja católica apoiou os protestantes na criação de universidades para ampliar sua influência nas colônias da América do Norte.