A COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NAS AMÉRICAS


Leia a citação a seguir:


Moldada em uma situação inédita, a mentalidade fundadora elaborou uma ideologia confusa e contraditória apenas na aparência. A rigor, correspondia exatamente à nova sociedade feudo-burguesa que se constituía nessas Índias que queriam ser uma nova Europa, mas que, na verdade, eram somente fronteira e periferia da Europa velha.(ROMERO, José Luis. América Latina: as cidades e as ideias. 2004, p.100)

A respeito da mentalidade fundadora no processo de construção das cidades espanholas, podemos afirmar que:




  • As cidades coloniais em nada se assemelhavam com as cidades europeias, principalmente em virtude da preservação das cidades indígenas, que possuíam grande esplendor.
  • A América representava uma Nova Espanha, mas as cidades coloniais deveriam preservar os modos de vida nativos para facilitar o processo de domesticação dos indígenas.
  • Como a Europa preservava uma mentalidade medieval, a mentalidade fundadora espanhola implantou um modelo renascentista para as cidades coloniais na América.
  • A América era vista uma extensão da Europa, por esta razão, a ideia de destruir para implantar o modelo urbano europeu implicava uma visão mundo européia, cristã e expansionista.
  • As cidades coloniais deveriam ser superiores às cidades europeias, por isso a mentalidade fundadora espanhola inaugurou um novo modelo de urbanização: o traçado quadriculado.