PATOLOGIA E IMUNOLOGIA


Testes sorológicos utilizados em laboratório de análises clínicas

Os testes ou imunoensaios são técnicas desenvolvidas a fim de detectar e quantificar antígenos e anticorpos, ou outras substâncias antigênicas. Nas últimas décadas houve grande avanço no diagnóstico sorológico, que se tornaram mais rápidos, simples de serem realizados e cada vez mais específicos.

A partir das informações acima e considerando seus estudos sobre Imunologia, analise as afirmações a seguir.

I) Na imunoeletroforese há combinação de duas técnicas: eletroforese em gel e imunodifusão. Nesta técnica a identificação da substância estudada é feita a partir de suas propriedades eletroforéticas e coeficientes de difusão.

II) O ensaio imunosorbente ligado à enzima (ELISA) é um método utilizado para quantificação de antígeno imobilizado em superfície sólida pelo uso de anticorpo específico ligado a uma enzima de maneira covalente.

III) A imunofluorescência é uma técnica em que uma molécula pode ser detectada por meio da utilização de um anticorpo marcado com uma sonda fluorescente (fluoresceína). Baseia-se na capacidade das moléculas de anticorpo se ligar covalentemente a fluorocromos sem perder a reatividade específica com o antígeno.

Está CORRETO o que se afirma em:




  • I, II e III, apenas.
  • I, apenas.
  • III, apenas.
  • II e III, apenas.
  • I e II, apenas.