PATOLOGIA E IMUNOLOGIA


Primeiramente, leia o texto a seguir.

Imunologia

Imunologia é o campo da biologia que estuda o sistema imunológico dos seres vivos e sua habilidade de responder à ação de agentes patogênicos. A imunologia baseia-se em como o próprio corpo se defende de doenças infecciosas causadas por microrganismos, tais como bactérias, vírus, protozoários e fungos, e também organismos parasitas, como os vermes.

A imunologia clássica é uma união entre as áreas de epidemiologia e medicina, e estuda a relação entre os sistemas corporais, agentes patogênicos e a imunidade. Já a imunologia clínica é o estudo de doenças causadas por perturbações do sistema imune. Envolve doenças no sistema imune e de outros sistemas do corpo, nos quais as reações imunológicas desempenham um papel de bastante destaque. Por sua vez, a imunoterapia é a utilização de componentes do sistema imune para o tratamento de doenças como o câncer, deficiências imunológicas ou outras doenças autoimunes.

Fonte: Disponível em: http://www.infoescola.com/medicina/imunologia/. Acesso em: 06 fev. 2017.

A partir das informações do texto acima e considerando os estudos sobre as células que compõem o sistema imune, analise o questionamento abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

São células sanguíneas que correspondem a 2% dos totais e estão presentes nos tratos digestivos e respiratórios, sendo frequentes nos processos parasitários e alérgicos. São células que apresentam grânulos que se coram pela eosina, ficando com aspecto bem característico.




  • Basófilos.
  • Monócitos.
  • Neutrófilos.
  • Eosinófilos.
  • Linfócito T.