PATOLOGIA E IMUNOLOGIA


Analise atentamente as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I)   A inflamação serosa é observada principalmente nas membranas serosas (pleurite) ou mucosas (rinite), o exsudato é um líquido de coloração amarelo-citrino, levemente turvo, contendo albumina, PMNs e hemácias.

II)  A inflamação fibrinosa pode ser observada principalmente em serosas e mucosas, o exsudato é rico em proteínas plasmáticas, inclusive fibrinogênio. O fibrinogênio, em contato com o interstício, forma fibrina, que depositado nas superfícies, forma, às vezes, camadas espessas. Exemplo: pericardite fibrinosa.

III) Uma inflamação pseudomembranosa é uma inflamação fibrinosa com necrose de segmentos mais ou menos profundos da mucosa, em consequência ao depósito de fibrina na superfície necrótica, formando o que se chama de “pseudomembrana”. Ocorre na difteria ou crupe. 

IV)  A inflamação purulenta ou supurativa surge em qualquer órgão ou tecido. Caracteriza-se pela presença de grande número de neutrófilos que formam o pus. O pus é formado pela necrose que se instala na área resultante da digestão dos agentes lesivos e dos tecidos infectados, como também das próprias células do exsudato, tais como neutrófilos, macrófagos e eosinófilos.

É CORRETO o que se afirma em:




  • I e II, apenas.
  • I, II e IV, apenas.
  • I, II, III e IV.
  • I e III, apenas.
  • II, III e IV, apenas.