PATOLOGIA E IMUNOLOGIA


Primeiramente, leia as informações a seguir.

Imunologia, do latim: immunitas  significa “isento de taxa”, ou melhor, livre ou isento de doença. Apesar de o conceito de contágio e a presença de germes serem conhecidos desde 1546, foi somente com o experimento do médico inglês Edward Jenner, em 1798, que a Imunologia ficou realmente conhecida.

Funções do sistema imune

Os estudos atuais mostram que o sistema imunológico atua em nosso organismo de diversas maneiras, sendo várias as funções por ele desempenhadas, como: (i) combate aos micro-organismos invasores; (ii) limpeza: retirada de células mortas, renovação de tecidos; (iii) rejeição a transfusões sanguíneas, transplantes e enxertos; (iv) desenvolvimento de memória imunológica: importante na prática da vacinação, por exemplo; (v) ação ativa contra as células alteradas que diariamente surgem em nosso corpo como resultado de mitoses anormais e que se não forem destruídas ou retiradas podem originar tumores.

Considerando as informações do texto acima, analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I)  Linfócitos são as principais células do sistema imunológico e correspondem de 20 a 30% dos glóbulos brancos totais. Morfologicamente são ovoides, com núcleo grande e citoplasma abundante.

II) Os linfócitos B estão associados à resposta imune humoral, entre as suas funções estão a produção de anticorpos específicos contra diversos antígenos e a capacidade de desenvolver células de memória.

III) Os monócitos correspondem a, aproximadamente, 3% dos leucócitos totais; são responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com núcleo grande em forma de ferradura.

IV) Os eosinófilos correspondem a 2% dos totais e estão presentes nos tratos digestivos e respiratórios, sendo frequentes nos processos parasitários e alérgicos. São células que apresentam grânulos que se coram pela eosina, ficando com aspecto bem característico.

As afirmações CORRETAS estão contidas em:




  • I, II e III, apenas.
  • II e III, apenas.
  • I e IV, apenas.
  • I, II, III e IV.
  • II, III e IV, apenas.