MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
Alguns nematelmintos realizam um ciclo evolutivo mais simples, sem que necessitem invadir a corrente sanguínea para completar sua evolução. É o caso do Enterobius vermicularis e doTrichuris trichuris. Esses vermes encontram na luz intestinal, as condições necessárias para realizarem todas as mudas e tornarem-se vermes adultos.
Considerando as características morfofisiológicas e comportamentais do Enterobius vermicularis e doTrichuris trichuris, analise a veracidade das afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I) O Enterobius vermicularis é um pequeno verme conhecido também como oxiúro, habita a região cecal, onde realiza a cópula. A fêmea grávida migra em direção ao reto e procura atravessar o ânus para fazer a ovoposição na região perianal. É bem verdade que, ao tentar atravessar o ânus, muitas delas arrebentam liberando os ovos. A movimentação das fêmeas grávidas na região perianal é responsável pela manifestação clínica mais frequente nessa parasitose: o prurido (coceira) perianal que piora à noite.
II) A enterobiose é uma doença muito comum entre crianças na idade escolar e os professores, muitas vezes, já fazem o diagnóstico pela observação das crianças coçando a região perianal. Em infecções com grande quantidade desses parasitos, eles podem sair vivos, movimentando-se, nas fezes. Ao coçar a região perianal, a pessoa infectada contamina as mãos com ovos presentes nessa região; ao levar a mão à boca, ou pegar um alimento, ingere novos ovos, reinfectando-se – a isso chamamos autoinfecção externa.
III) O Trichuris trichuris é um parasito pouco comentado, mas que tem uma prevalência considerável, e pode causar quadros clínicos importantes. Com formato de um chicote, esse pequeno verme tem o ciclo evolutivo semelhante ao do E. vermicularis, porém até mais simples. O Trichuris trichiura habita o ceco, mas, é nessa região, que acontece a postura de ovos que precisam de alguns dias no ambiente para tornarem-se infectantes. Portanto, na tricuríase não existe autoinfecção.
A(s) afirmação(ões) CORRETA(S) pode(m) ser reconhecida(s) em: