O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO NAS AMÉRICAS


No século XIX os países da América Latina passaram por um longo período de transformações a partir das independências. Após a década de 1850 essas mudanças se intensificaram com a afirmação do liberalismo como ideal político. A partir das leituras realizadas, analise as afirmativas abaixo sobre as continuidades e rupturas nos planos político, econômico e social, que os novos anos liberais promoveram na América Latina:

 

I - Em contraste com a instabilidade política dos primeiros anos, após 1850 o que se viu foi uma busca de ordem política, com governos marcados pela secularização e modernização, embora ainda predominasse uma tendência autoritária e antidemocrática.

II - Apesar da economia agrícola ainda permanecer, a segunda Revolução Industrial na Inglaterra, após 1850, trouxe o progresso das máquinas para a América Latina, que se tornaram um grande mercado consumidor dos produtos industrializados. 

III - No plano social, o progresso urbano com a melhoria dos transportes e dos serviços públicos, trouxe consigo o crescimento populacional com a intensificação da imigração para atender a demanda de mão-de-obra nas indústrias nascentes.


É correto o que se afirma em: 




  • I e II, apenas.
  • I e III, apenas.
  • II, apenas.
  • II e III, apenas.
  • I, II e III