O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO NAS AMÉRICAS


Leia com atenção:

 

“Não somos índios nem europeus, mas uma espécie intermediária entre os legítimos proprietários do continente e os usurpadores espanhóis: em suma, sendo americanos por nascimento e nossos direitos os da Europa, temos de disputar estes aos do país e mantermo-nos nele contra a invasão dos invasores – encontramo-nos, assim, na situação mais extraordinária e complicada”. (BOLÍVAR, Simón. Carta de Jamaica, 1815)

 

Neste fragmento, o libertador Simón Bolívar se refere a um grupo específico da sociedade colonial, que buscou romper com a imposição metropolitana e buscar a independência. Assinale a alternativa que indica corretamente qual foi este grupo e sua motivação para a independência:




  • clero, que formavam a elite religiosa e que desejava manter seus privilégios de classe e estabelecer uma monarquia independente.
  • chapetones, que eram colonos espanhóis e haviam perdido seus direitos de governo, por isso desejavam romper com a Espanha para recuperar o poder político e econômico.
  • mestiços, que pertenciam à classe comerciante e desejavam a independência econômica para exportar seus produtos para outros países.
  • criollos, que formavam a elite americana e estavam organizados em torno dos cabildos municipais, buscavam maior poder político e estabilidade econômica.
  • escravos negros americanos, que perderam seus laços culturais com a África e buscavam igualdade social e o fim da escravidão.