O poder do nobre procedia de seu título que, por sua vez, era transmitido para um descendente. Esse poder tinha, portanto, um prazo para terminar e era chamado de poder temporal. A autoridade do Clero, contudo, provinha de Deus e por isso era um poder eterno, atemporal.
Durante a Idade Média, uma das formas que caracterizavam as relações entre esse poder atemporal e o poder temporal era o cesaropapismo. Qual das alternativas seguintes esclarece melhor essa questão?
Havia a constante intervenção dos intelectuais da Idade Média nos assuntos do Alto clero católico.
Na prática o poder espiritual e o poder temporal mantinham certo distanciamento entre si. São níveis de poder que se mantinham afastados um do outro.
Havia a constante intervenção do poder monástico em relação à Igreja, inclusive através de nomeações para os cargos eclesiásticos.
Havia a constante intervenção do poder eclesiástico em relação à política, inclusive através de nomeações para os cargos políticos.
Havia a constante intervenção do poder político em relação à Igreja, inclusive através de nomeações para os cargos eclesiásticos.