HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


Leia, com atenção, o texto a seguir.

 

Numa época em que o homem vivia intensamente a sua infância, a pedagogia passou a ser demandada como campo próprio das teorias e das práticas educativas. A história e a filosofia contribuíam para compreensão da relação da pedagogia emergente com outros campos das ciências humanas também emergentes, tecida no decorrer da história humana e da história da educação.

 

(SOUZA, A. S.; SILVA, S. P. Cultura escolar no século XIX: a infância do homem e a infância da pedagogia. In: e-hum. Belo Horizonte, vol. 5, n. 22012, p. 207 – com adaptações)

 

O texto em destaque diz respeito ao século XIX, período marcado pela emergência de cultura pedagógica capaz educar o homem e de conduzi-lo à sua maioridade. Nesse contexto, pensadores como Pestalozzi, Froebel e Herbart não só anteciparam a crítica à escola tradicional como exerceram significativa influência sobre a pedagogia de seu tempo.

 

A respeito desses pensadores e suas contribuições para a educação, julgue os itens a seguir.

 

I Estudioso de Rousseau e Basedow, Pestalozzi defendia a escola popular extensiva a todos, reconhecendo a função social do ensino.

II Precursor da psicologia experimental, Herbat privilegiava a atividade lúdica por perceber o significado funcional do jogo e do brinquedo para o desenvolvimento sensório-motor.

III Fundador dos kïndergarten (jardins de infância), Froebel prestigiava o canto e a poesia como métodos para facilitar a educação moral e religiosa.

 

Está CORRETO o que se afirma em:




  • I, somente.
  • II, somente.
  • III, somente.
  • II e III.
  • I e III.