METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Em consonância com os pressupostos legais para a trabalho pedagógico com a criança de 0 a 5 anos, buscaremos nas DCNEIs (2010, p. 12) a concepção de criança que norteará todo o fazer metodológico que a BNCC/2017 propõe:

 

Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. DCNEIs (2010, p. 12)

 

 

Com base na ideia expressa acima, avalie as seguintes asserções sobre a criança:

 

A criança deve ser vista como sujeito protagonista que produz cultura, com direito a uma prática educativa repleta de experiências significativas, que seja respeitado o seu ritmo, o seu tempo, as suas singularidades, potencializando o seu desenvolvimento integral.

 

Porque,

 

A criança da Educação Infantil ainda é muito pequena, pouco sabe ou só estará “preparada” após os seis anos, no Ensino Fundamental. Assim pensando, as atividades “preparatórias” devem estar sempre presentes no seu dia a dia, visando à aquisição de pré-requisitos necessários por meio das interações e brincadeiras.

 

A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:




  • As duas asserções são proposições falsas.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
  • A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
  • A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.