FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA APLICADAS À BIOLOGIA


Leia atentamente os textos a seguir.

Microscópio Óptico

Microscópio é o instrumento que serve para ampliar, com a finalidade de observação, a imagem de objetos minúsculos. Os microscópios são intensivamente usados nos mais diversos ramos da ciência, como Biologia, Medicina, Geologia e pesquisa científica em geral.

Os microscópios ópticos ou óticos são também conhecidos como lupas ou lentes de ampliação, os microscópios mais simples são dotados de uma lente convergente, ou sistema de lentes equivalentes. Para facilitar o manuseio e a observação, algumas lentes são montadas em suportes, fixos ou portáteis. A luz é muito importante nesse processo. Os microscópios simples já eram utilizados em meados do século XV, produzidos com lentes suficientemente poderosas para observar bactérias minúsculas.

Fonte: Disponível em:http://www.amaurycoutinho.org.br/videos/videos_html/microscopio.htm

 

"Cientistas britânicos conseguiram fazer com que um microscópio ótico conseguisse enxergar objetos de cerca de 0,00000005m, oferecendo um olhar inédito sobre o mundo nanoscópico”.

Os microscópios são fantásticos instrumentos de pesquisa e de estudos !

Fonte: Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimasnoticiasl/bbc/2011/03/02/com-metodo-inovador-cientistas-criam-microscopio-mais-potente-do-mundo.jhtm Acesso em: 27.1 0.2013. Adaptado


Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta o número em destaque no texto, representado em notação científica.




  • 5,0x108
  • 5,0x10-8
  • 5,0x10-9
  • 5,0x109
  • 5,0x10-10