Considere a reação hipotética: A + B ↔ C + D, com relação ao equilíbrio químico do sistema, em temperatura constante, pode-se afirmar que:
- a adição de reagentes ao sistema desloca o equilíbrio no sentido de formação de reagentes, diminuindo o valor da constante de equilíbrio.
- a adição de reagentes ao sistema desloca o equilíbrio no sentido de formação de produtos, aumentando o valor da constante de equilíbrio.
- a adição de produtos ao sistema desloca o equilíbrio no sentido de formação de reagentes, diminuindo o valor da constante de equilíbrio.
- a adição de produtos ao sistema desloca o equilíbrio do sistema no sentido de formação de produtos, aumentando o valor da constante de equilíbrio
- a adição de reagentes ou de produtos ao sistema não afeta o valor da constante de equilíbrio.