TÓPICOS ESPECIAIS EM EMPREENDEDORISMO


Leia os textos a seguir:

TEXTO 1

“Comida”

(Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer, Sérgio Britto)

A gente não quer só dinheiro

A gente quer dinheiro e felicidade

A gente não quer só dinheiro

A gente quer inteiro e não pela metade

--

TEXTO II

O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO (sinopse)

Nascido no Malauí, um dos países mais pobres da África, William Kamkwamba sempre acreditou num futuro diferente ao de seus familiares. Em 2001, quando tinha 13 anos, a região onde morava foi assolada por uma seca e a plantação de sua família acabou devastada. Sem poder pagar os oito dólares anuais por sua educação, William foi forçado a deixar a escola e a ajudar a família num momento em que milhares de pessoas pelo país morriam de fome.

Apesar de todos os obstáculos, o adolescente encontrou numa pequena biblioteca próxima a sua casa o caminho para persistir em seus sonhos. O testemunho do jovem autodidata que, com muita curiosidade e imaginação, conseguiu vencer as adversidades para melhorar a vida de todos a sua volta é o mote do livro O Menino que Descobriu o Vento. Nele, William conta como descobriu pela leitura dos livros o funcionamento dos moinhos de vento.

O menino decidiu apostar num projeto audacioso: construir um aparato para oferecer à família eletricidade e água encanada, luxos aos quais apenas 2% da população do Malauí têm acesso. Ao utilizar materiais improvisados, recolhidos em ferros-velhos, William conseguiu construir dois moinhos que mudariam sua vida por completo. "Não podia aceitar aquele destino como futuro", aponta o autor sobre o que o motivou a persistir na ideia por quatro anos. Logo, a notícia do magetsi a mphepo - seu "vento elétrico" - espalhou-se para além dos limites de sua casa, e o garoto, uma vez chamado de louco, tornou-se uma inspiração para o mundo.

https://www.martinsfontespaulista.com.br/o-menino-que-descobriu-o-vento

--

Após a leitura dos dois textos analise as afirmações abaixo:

I- O trecho do TEXTO I “A gente não quer só dinheiro. A gente quer dinheiro e felicidade” configura um exemplo do mote principal do empreendedorismo social, qual seja: alcançar a produtividade promovendo transformação social que possibilite a melhoria de vida de uma certa coletividade.

II- Por meio da sinopse da obra tratada no TEXTO II, podemos afirmar que, qualquer projeto empreendedor de impacto social, demanda, além de criatividade e inovação, um grande investimento financeiro capaz de gerar lucro aos seus financiadores.  

 III- É possível afirmar que, há entre os dois TEXTOS apresentados no enunciado acima, uma articulação de propósitos e resultados, uma vez que, o dinheiro e a felicidade almejados na música “Comida” foram alcançados pelo “Menino que descobriu o vento”, configurando uma forma de empreendedorismo social.

Assinale a alternativa correta:




  • Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • Apenas a assertiva I está correta.
  • Apenas as assertivas II e III estão corretas.
  • As assertivas I, II e III estão corretas.
  • Apenas as assertivas I e III estão corretas.