DIREITO ADMINISTRATIVO


Francisco Paulo trabalhou por 12 anos na iniciativa privada, como diretor de uma empresa recursos humanos, quando prestou concurso público para o cargo de técnico de gestão administrativa, e foi aprovado e convocado. Durante seu primeiro ano de serviço público, começou a descumprir ordens legais de seus superiores, pois, com base na sua experiência de iniciativa privada, entendia que não eram eficientes.

Com base no que você aprendeu sobre os poderes e princípios administrativos, a atitude de Francisco Paulo:




  • Está correta, pois pelo princípio da impessoalidade, não importa quem deu as ordens para a execução do serviço, é essencial que o serviço seja eficaz e de qualidade.
  • Está correta, pois pelo princípio da razoabilidade, é necessário ser razoável para atingir o bem estar da coletividade.
  • Está legal e correta, pois com base no princípio da eficiência deve se buscar o serviço mais eficiente para a coletividade.
  • Está incorreta, pois configura desrespeito ao poder hierárquico, ao não respeitar as ordens de comando e subordinação a seus superiores.
  • Está incorreta, e configura desrespeito ao poder disciplinar, onde todos os servidores públicos devem ter disciplina e respeito aos seus superiores.