CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA


Quando você pensa no estudo de Geografia que teve no passado, talvez  se lembre de ter que decorar nomes de serras, de rios, de estados e capitais. Era um estudo que mesmo percebendo a presença do homem em diferentes espaços, não considerava as relações  que esse homem estabelecia com os outros homens e com a natureza (BORGES, 2018 p 9). Analisando o contexto da Geografia,  proposta atualmente, pelos  documentos oficiais do MEC, marque V para verdadeiro e F para falso.

(  ) Geografia é o campo do conhecimento que busca a compreensão do espaço produzido pela sociedade, suas desigualdades e contradições, as relações de produção que nele se desenvolve, bem como a apropriação que essa sociedade faz da natureza. (BORGES, 2018 p. 10)

(  ) A proposta atual do ensino da Geografia propõe decorar nomes de serras, rios, cidades, estados, países e capitais.

(  ) Castrogiovanni e Goulart (1990), ressaltam a importância de o professor manter o entusiasmo e a criatividade  em sala de aula e que, para isso é preciso acreditar no que está fazendo.

(  ) O ensino da Geografia deve ser centrado na explicação objetiva e quantitativa da realidade. Não necessita relacionar o espaço com a sociedade que o ocupa.

A sequência correta é:




  • V,F,F,V
  • F,F,F,F
  • V,F,F,F
  • V,V,V,V
  • V,F,V,F