MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA


A paracoccidioidomicose ou blastomicose sul-americana, também conhecida como Doença de Lutz-Splendore-Almeida, é uma doença causada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis. A prevalência é bem maior na área rural, mas pode se apresentar na área urbana. A prevalência em adultos também é muito maior entre homens (13:1). Possíveis explicações para isso são: o homem, em suas práticas diárias, se expõe muito mais que a mulher, trabalhando na terra, por exemplo. Outra explicação é que os hormônios sexuais femininos, como o estriol, tem efeito protetor, impedindo o ciclo do fungo. A infecção é prioritariamente adquirida nas duas primeiras décadas de vida, com um pico de incidência entre 10 e 20 anos de idade. A apresentação de manifestações clínicas ou a evolução para doença é incomum neste grupo, ocorrendo mais frequentemente em adultos entre 30 e 50 anos, como reativação de foco endógeno latente. 

Fonte: Disponível em: http://blog.medportal.com.br/infectologia-dip/paracoccidioidomicose-diagnostico-e-tratamento/. Acesso em: 11 set.2016. 

Entre as micoses profundas ou sistêmicas, está a paracoccidioidomicose, uma infecção causada pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis. A infecção ocorre por inalação do fungo presente no solo ou em lugares úmidos e ricos em proteína, implantando-se: 




  • nos pulmões, podendo disseminar-se nesses órgãos ou, por meio dos vasos linfáticos, atingir gânglios e outros órgãos ou sistemas.
  • nos intestinos, podendo disseminar-se nesses órgãos ou, por meio dos vasos linfáticos, atingir gânglios e outros órgãos ou sistemas.
  • nos rins, podendo disseminar-se nesses órgãos ou, por meio dos vasos linfáticos, atingir gânglios e outros órgãos ou sistemas.
  • no fígado, podendo disseminar-se nessa glândula ou, por meio dos vasos linfáticos, atingir gânglios e outros órgãos ou sistemas.
  • no estômago, podendo disseminar-se nesse órgão ou, por meio dos vasos linfáticos, atingir gânglios e outros órgãos ou sistemas.