A Giardia lamblia e os coccídeos intestinais, tais como o Cryptosporidium sp e a Cystoispora belli pode causar, por meio de mecanismos diferentes, quadros de diarreia muito semelhantes. De fato, toda diarreia que tenha origem no intestino delgado apresenta as seguintes características gerais: aquosa; volumosa; lienteria; flatulência; odor fétido; cólicas periumbilicais.
Sobre os protozoários com habitat no intestino delgado, pode-se afirmar que:
a flatulência deve-se à fermentação, por vírus e fungos do intestino grosso, do excesso de açúcares e proteínas oriundos do intestino delgado.
a dor característica de processos inflamatórios é responsável pela flatulência. A cólica periumbilical deve-se à fermentação, por protozoários do intestino grosso, do excesso de açúcares e proteínas oriundos do intestino delgado.
a menor quantidade de água retida na luz do intestino proporciona as características de fezes aquosas e volumosas. Já a deficiência da digestão, ocasionada pela agressão feita pelo parasito e pela inflamação, é responsável pelas cólicas periumbilicais.
a dor característica de processos inflamatórios é responsável pelas cólicas periumbilicais. A flatulência deve-se à fermentação, por bactérias do intestino grosso, do excesso de açúcares e proteínas oriundos do intestino delgado.
as agressões na região do tubo digestivo interferem na digestão e, consequentemente, na absorção. Dois nutrientes, em especial, estão envolvidos nesse processo: os lipídeos e as vitaminas.