MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA


Quanto menos desenvolvida for a comunidade, isto é, quanto mais precárias forem as condições de vida das pessoas, maior a prevalência de parasitoses intestinais. 

Uma das ações que compõem as estratégias para fazer prevenção e diminuir a prevalência, é diagnosticar precocemente a infecção, quer seja sintomática ou assintomática. Para as parasitoses intestinais, podemos usar o método de exames parasitológicos de fezes, nos quais observamos amostras de fezes ao microscópio em busca de formas evolutivas dos parasitos intestinais, que porventura tenham sido evacuadas.

Considerando o estudo das infecções por parasitas, analise as afirmações que se seguem.

I) Nas parasitoses intestinais, os hospedeiros assintomáticos servem de fonte de contaminação do ambiente (água, solo, alimentos etc.) com formas infectantes que darão início à infecção em outras pessoas que as ingerirem.

II) A prevalência corresponde ao número de casos de uma doença (novos e antigos ), em uma população, em um dado momento. Geralmente, a prevalência é expressa em porcentagem da população atingida pela doença avaliada.

III) Para a maioria dos protozoários intestinais, excetuando-se os coccídeos, a forma infectante que sai nas fezes é o cisto.

IV) Para a maioria dos vermes, a forma infectante que sai nas fezes são os ovos, exceto para os poucos vermes que penetram por meio da pele e mucosas, cuja forma infectante são as larvas.

Está CORRETO o que está contido em:




  • I, apenas
  • II e III, apenas
  • I, II, III e IV
  • II, III e IV, apenas
  • I e IV, apenas