PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Nos estudos sobre influência da abordagem histórico-cultural na escola (FONTANA; CRUZ,1997), vimos que, o desenvolvimento, para Vygotsky, consiste no “[...] processo de internalização de modos culturais de pensar e agir ” (FONTANA; CRUZ, p. 61, 1997), dos homens. E, que as relações da criança com o conhecimento vivenciadas na escola têm natureza diferentes das relações de conhecimento cotidianos (família, igreja, entre outras). Assim, sobre o papel da escolarização na vida da criança, podemos afirmar que,

I - Segundo os estudos dessa concepção, a instituição escolar desempenha papel fundamental no processo de desenvolvimento. Visto que, é encarregada de possibilitar o contato sistemático e intencional do indivíduo com os conhecimentos científicos, com as diversas área do conhecimento.

II - Segundo os estudos dessa concepção, a instituição escolar desempenha papel secundário no processo de desenvolvimento. Visto que, ali as relações estabelecidas (entre o indivíduo e o conhecimento cientifico) não são planejadas e não são organizadas para a aprendizagem de um determinado tema.

III - Segundo os estudos dessa concepção, a instituição escolar desempenha papel fundamental no processo de desenvolvimento. Visto que, ali as relações estabelecidas (entre o indivíduo e o conhecimento cientifico) são planejadas e intencionalmente organizada para a aprendizagem de um determinado tema.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:




  • I, II e III.
  • II e III apenas
  • I e III apenas.
  • I e II apenas.
  • I apenas.