GESTÃO DA PRODUÇÃO


O Sistema Toyota de Produção (STP) surgiu no Japão com o Senhor Taichi Ohno e o Senhor Toyoda, engenheiro e dono da Toyota, na sequência, antiga fábrica de teares. O STP foi o start para o Lean Manufacturing. O STP partiu de princípios de Ford de produção em massa e economia de custos com redução de desperdícios, onde Ohno fez melhorias no método Fordista adaptando-o a necessidade japonesa na época. O cenário japonês era propício ao enxugamento, pois o país saia de uma guerra e amargava escassez de recursos. Logo, como em todo processo evolutivo, o Lean surge como alternativa ao Fordismo, com táticas mais rápidas e eficazes.

É importante frisar que o Toyotismo, ou o Lean, organizam a produção de forma a ter um fluxo contínuo de peças. Porém, para alcançar o fluxo contínuo são necessárias:

I – a diminuição dos tempos de trocas de ferramentas (setups), viabilizando a produção em pequenos lotes;

II – a realização do controle de qualidade no próprio local de trabalho, ou seja, nas células de fabricação;

III – a eliminação de eventuais paradas de máquinas por meio de um eficiente esquema de manutenção preventiva/preditiva;

IV – o empoderamento das pessoas do setor administrativo de tal forma que eles mesmos busquem aumentar as vendas da empresa.

Posto isto, com base no exposto e no livro recomendado, analise o texto acima e responda: é correto o que se afirma em:




  • III, IV
  • I, II, III
  • II, IV
  • II, III, IV
  • I, III, IV