ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA


As ligações em estruturas de aço são classificadas como rígidas, semirrígidas ou flexíveis, conforme o grau de impedimento da rotação relativa dos componentes estruturais conectados. Dessa forma, analise as descrições indicadas abaixo, associando-as com as classificações mencionadas:

I. Nessa ligação, a rotação relativa entre os componentes estruturais conectados varia consideravelmente. Há transmissão de força cortante e força axial, mas o momento fletor transmitido é muito pequeno e pode ser considerado nulo.

II. Nesse tipo de ligação, considera-se que há transmissão integral de momento fletor, força cortante e força axial entre os componentes estruturais conectados.

III. Essa ligação apresenta um comportamento intermediário em relação às duas ligações indicadas acima. É menos empregada na prática, devido à complexidade envolvida na relação de dependência entre a rotação relativa e o momento transmitido.

De acordo com a análise efetuada, assinale a alternativa que apresenta as classificações corretas conforme as descrições indicadas.




  • I. Ligações flexíveis; II. Ligações rígidas; III. Ligações semirrígidas.
  • I. Ligações rígidas; II. Ligações flexíveis; III. Ligações semirrígidas.
  • I. Ligações rígidas; II. Ligações semirrígidas; III. Ligações flexíveis.
  • I. Ligações flexíveis; II. Ligações semirrígidas; III. Ligações rígidas.
  • I. Ligações semirrígidas; II. Ligações flexíveis; III. Ligações rígidas.