ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM ENGENHARIA CIVIL


      (EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO)  Qual das situações abaixo mostra a influência dos agregados na qualidade dos concretos?

Fonte: www.inep.gov.br




  • A forma dos grãos do agregado graúdo (cuboide, alongada ou lamelar) tem pouca influência na trabalhabilidade do concreto, não afetando, consequentemente, o bombeamento, o lançamento e nem o adensamento; entretanto, exerce grande influência na retração do concreto.
  • A distribuição granulométrica dos agregados influencia na trabalhabilidade do concreto fresco. Agregados muito finos, por exemplo, necessitam de mais água de amassamento para atingir a trabalhabilidade desejada e, a fim de manter o fator           água-cimento, exigem o acréscimo de cimento, encarecendo o custo final do produto.
  • Fragmentos macios e friáveis, presentes no agregado, são benéficos ao concreto, pois, alterando a distribuição granulométrica e introduzindo material de alta absorção de água, melhoram a trabalhabilidade e a resistência do concreto.
  • Concretos utilizados em pistas de aeroportos, em vertedouros de barragens e em pistas rodoviárias devem ser confeccionados com agregados de baixa resistência à abrasão. 
  • Os agregados produzidos de rochas sãs, como o granito, o gnaisse e o basalto, têm resistência à compressão inferior à da argamassa de concreto de composição usual (fck até 30 MPa) e devem, portanto, ter sua resistência previamente verificada, uma vez que podem provocar o rompimento do concreto por fratura dos grãos.