PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Nos estudos sobre o desenvolvimento, a aprendizagem e a educação, vimos que os comportamentalistas, consideram que o “desenvolvimento e aprendizagem são processos coincidentes. Aquilo que chamamos de desenvolvimento nada mais é do que o resultado das aprendizagens acumuladas no decorre da vida do indivíduo." (FONTANA & CRUZ, p. 31, 1997). Sobre as influências desses estudos na educação podemos afirmar que:

I - Segundo os estudos dessa concepção, o ensino consiste na organização e no planejamento das contingenciais ambientais, de maneira a tornar a aprendizagem dos conteúdos e das habilidades mais eficazes.

II - Segundo os estudos dessa concepção fazem parte de seus princípios a organização da aprendizagem infantil, passo a passo, em ordem crescente de dificuldade e a utilização, a cada resposta correta do menino, de reforços da aprendizagem

III - Segundo os estudos dessa concepção, o ensino consiste na organização de atividades que promovam o conhecimento das contingenciais biológicas que cercam a criança, de maneira a tornar seus relacionamentos e suas habilidades afetivas menos importantes.

IV- Segundo os estudos dessa concepção, para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz, o ensino deve promover a progressão gradual da aprendizagem da criança, respeitando o seu ritmo.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:




  • II e IV apenas.
  • I,  III e IV apenas.
  • I e II apenas.
  • II e III apenas.
  • I, II e IV apenas.