PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Nos estudos sobre o desenvolvimento da linguagem (CARMO, 2012), vimos que, por meio de estudos longitudinais, pesquisadores acompanharam o processo de apropriação da linguagem pela criança. J. S. Carmo, a partir desses estudos, destaca que durante o processo de aquisição da linguagem “frequentemente, a ordem das palavras não segue o padrão gramatical adotado pelos adultos [...]” (CARMO, p. 164, 2012)- sujeito, predicado, complemento verbal – ; só, aos poucos, com o passar do tempo, que a criança vai estruturado suas frases de acordo com o padrão utilizado pelos adultos. A partir da leitura cuidadosa do trecho acima, podemos afirmar que:




  • a autonomia da criança, em relação a produção da linguagem, amplia-se de acordo com as mudanças quantitativas do seu modo de ser e agir.
  • a autonomia da criança, em relação a produção da linguagem, amplia-se de acordo com a suas características psicológicas. 
  • a autonomia da criança, em relação a produção da linguagem, amplia-se de acordo com a suas características físicas.
  • a autonomia da criança, em relação a produção da linguagem, amplia-se de acordo com a faixa etária e com as mudanças qualitativas na elaboração do pensamento.
  • a autonomia da criança, em relação a produção da linguagem, amplia-se de acordo com suas características hereditárias.