AVALIAÇÃO EDUCACIONAL


A educação organiza-se a partir da visão de mundo que adota e da concepção de mundo vigente. Na nossa vida cotidiana também não é diferente, pois somos movidos a pensar e agir a partir de valores e crenças sociais. Dessa forma, julgamos e selecionamos: objetos de nosso interesse, o alimento que vamos consumir, ambientes que vamos frequentar, a roupa que vamos vestir, etc. Contudo, no processo educacional, as escolhas são feitas a partir de critérios formais pré-estabelecidos e explicitados no projeto político-pedagógico da escola.

A partir do que foi exposto acima, avalie as asserções a seguir e a relação que foi proposta entre elas:


I. O professor, ao fazer uso de instrumentos avaliativos, tais como: provas, testes, questionários, pesquisas, produções de textos, entre outros, intenciona avaliar o que o aluno aprendeu.

PORQUE

II. O processo avaliativo de uma escola pública não pode sofrer interferências da comunidade escolar, uma vez que, os especialistas e docentes de dessa instituição estão mais bem preparados para tomarem as decisões acertadas e escolherem os melhores instrumentos e métodos avaliativos.


 A partir dessas asserções, assinale a opção correta:





  • As asserções I e II são proposições falsas.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.