DANÇA, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
De acordo com a dança improvisação nos processos de educação em dança e através da dança, marque a alternativa que comtemplas as características corretas.
I – A dança improvisação pode atuar no processo da consciência corporal; no processo criativo; como observação e análise ativa do movimento estruturado; para desenvolver a rapidez de raciocínio na cena, estendendo-se para as situações de vida; facilitar a descoberta de novos movimentos; libertação para os corpos enrijecidos; para possibilitar a interação entre os integrantes de um grupo; dentre outros.
II – A improvisação é usada em diferentes situações, como por exemplo, ferramenta do ensino, forma de compensar o rigor acadêmico, para atividades livres, experimentações de movimentos, proposições de coletâneas e temas, dentre outros.
III - A dança-improvisação configura-se como uma possibilidade rica, dinâmica e criativa para os ambientes educativos, podendo proporcionar a ampliação do repertório de movimentos, de conteúdos da dança e da consciência de vida.
IV - Em toda tentativa de improvisação, em toda repetição pode-se fazer algo novo, pode-se ressignificar o movimento, ressignificando também o mundo interno e externo de quem dança.
V - Os processos de ensino para a vivência/experiência em dança-improvisação se caracterizam como uma forma aberta de ensino, onde outros conteúdos/linguagens podem ser acrescentados a ela ou desenvolvidos a partir dela.