GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


“[...] A cidade é uma realização humana, uma criação que ganha forma e conteúdo ao longo do processo histórico. Ela se materializa com base em condições históricas específicas. Altera sua forma, função e características em cada período histórico, sendo um produto da divisão do trabalho, bem como da centralização do poder. A necessidade de o homem se organizar em um dado espaço no sentido de integrá-lo, articulando-o a outros espaços, rompendo-se o isolamento entre as áreas de sua influência, pode ser o principal pressuposto de formação das cidades”. FONSECA, Valter Machado; CRUZ, Nelson Ney Dantas. O espaço urbano. Dinâmica dos processos sociais, políticos e econômicos no espaço. São Paulo: Pearson, 2010.

Considerando a origem histórica das cidades avalie as afirmações abaixo.

I- As populações nômades foram cruciais para a organização dos espaços urbanos, pois por elas que as técnicas de produção agrícola se desenvolveram.

II- A divisão do trabalho reflete a hierarquização social e da sociedade que é dividida em classes.

III- A atividade marítima foi dispensável para construção de cidades marítimas, pois o seu desenvolvimento comercial foi sustentado pela caça e pesca.

IV- As cidades que haviam desaparecido com o declínio do comércio, no Mar Mediterrâneo, começam novamente a surgir no século XI.

É correto apenas o que se afirma em:




  • II, III e IV. 
  • I e III.
  • I, II e IV.
  • I e II.
  • III e IV.