GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


Vimos, em nossos estudos, que no planeta há áreas de concentração e áreas de dispersão populacional e, por isso, o crescimento vegetativo também pode ser influenciado por processos migratórios. Na imagem abaixo, observe o contraste entre Tijuana (à direita), cidade mexicana, e San Diego (à esquerda), cidade estadunidense. 


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Border_Mexico_USA.jpg, acessado em Out. 2015.

 

Com base nos estudos de população deste componente e na análise da fotografia é possível afirmar que:

I) Devido ao grande fluxo imigratório de mexicanos para os Estados Unidos da América, este país construiu uma cerca na fronteira com o México.

II) A população dos Estados Unidos é quase três vezes a do México. No entanto, a população mexicana está muito mais concentrada do que a dos EUA.

III) O desenvolvimento da economia capitalista industrial fez dos Estados Unidos a nação mais rica do mundo. Por isso o país atrai tantos imigrantes, especialmente latinos.

IV) A maior parte dos imigrantes mexicanos procuram os Estados Unidos para trabalhar no setor primário da economia, devido à grande disponibilidade de vagas.

V)  O sul dos Estados Unidos, localizado ao norte do México, é a região mais industrializada do país, o que explica o fluxo constante de imigrantes pela área.

 É CORRETO o que se afirmar em:




  • I, II, V, apenas.
  • II, III, IV, apenas. 
  • I, II, III, apenas
  • III, IV, V, apenas.
  • IV e V, apenas.