O confucionismo é uma filosofia oriental chinesa criada por Confúcio no século VI a. C. A moral, a política e a pedagogia são valorizadas por esse sistema.
“O Confucionismo foi a doutrina oficial na China durante quase 2 mil anos, do século II até o início do século XX. Fora da China, a maioria dos confucionistas está na Ásia, principalmente no Japão, na Coréia do Sul e em Cingapura”.
(http://www.amcbr.com.br/Confucionismo.pdf, acesso em 09/08/2011)
Com base nos seus conhecimentos sobre a civilização oriental leia as afirmativas abaixo e assinale a que melhor CARACTERIZA a filosofia oriental.
A população oriental domina, além da China, alguns outros países da Ásia, como a Mongólia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong, dentre outros.
A civilização oriental luta para sobreviver nas áreas por onde se espalhou. A falta d’água e os terrenos áridos fizeram dessa uma “civilização hidráulica”.
Para os orientais o confucionismo, o taoismo e o budismo são linhas de pensamento, consideradas também religião, que diferenciam ideologicamente o Oriente do Ocidente.
Embora seja uma das nações mais ricas do mundo, a China tem grande parte de sua população, especialmente a dos trabalhadores camponeses, vivendo na miséria.
A China é país mais populoso do mundo. A forma de governo desse país é intitulada comunismo, com partido único, embora o país seja um dos mais competitivos da atualidade.