GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO


As pirâmides etárias são importantes instrumentos para análise da estrutura da população de um país, pois evidenciam a distribuição de mulheres e homens por faixa de idade, e dão uma ideia da qualidade de vida de um país, por evidenciarem a natalidade e expectativa de vida. Com base em nossos estudos e seus conhecimentos sobre a importância e significação desse gráfico, observe a pirâmide etária do Brasil de 2005 e, em seguida veja quais das afirmativas afirmam verdades a respeito dela e desse assunto, em geral:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brazil_population_pyramid_2005.png, acessado em 02/08/2011.

 

I) A estrutura populacional evidenciada nas pirâmides etárias é resultado dos nascimentos, óbitos e migrações, e apontam características sociais e culturais de um país.

II) Nas pirâmides etárias há três grupos principais de idade: jovens, adultos e idosos. A população feminina aparece do lado direito e a masculina do lado esquerdo do gráfico.

III) No Brasil de 2005 a população masculina jovem superava a feminina da mesma faixa etária (até 19 anos). No entanto, havia mais idosas do que idosos.

IV) A partir dos 25 anos de idade a pirâmide etária se estreita, devido a programas de emigração para os Estados Unidos, muito divulgados no ano de 2005.

V) Há uma relação direta entre o desenvolvimento e o tamanho da base de uma pirâmide etária. Assim, quanto mais desenvolvida a base, mais desenvolvido o país. 

É correto apenas o que se afirma em 




  • I, II e III.
  • III, IV e V.
  • II, III e V.
  • I, III e V.
  • I, II e IV.